Situada à beira-mar, numa península com cerca de 10 quilómetros de perímetro. Cidade de ondas perfeitas e grande beleza natural, Peniche oferece um conjunto significativo de opções de lazer, cultura e desporto e um vasto património cultural e religioso.
Devido a características muito próprias, as ondas de Peniche foram desde muito cedo procuradas para a prática de vários desportos náuticos, especialmente o surf, sendo hoje praticamente impossível quantificar a quantidade de praticantes desta modalidade.
O comércio adaptou-se a esta realidade sendo inúmeras as actividades ligadas a esta prática desportiva, as escolas de surf, surf shops, surf camps, fabricantes de pranchas, entre outras, cresceram a ritmo alucinante.
Palco de grandes festivais e campeonatos mundiais (praia supertubos), as praias de Peniche, aliadas à marca adotada “ Peniche Capital da Onda”, têm contribuído para projectar a cidade a um nível preferencial de praticantes da modalidade e público-alvo, que atraem milhares de turista à região.
Praias:
- Almagreira
- Belgas
- Consolação
- Baleal / Lagide
- Molhe Leste
- Porto Batel
- Praia Norte
- Supertubos
Peniche apresenta, diversidade e riqueza de recursos turísticos fora do comum, além da diversidade dos desportos náuticos, existe grande concentração de potencialidades a serem exploradas do ponto de vista turístico, num território relativamente pequeno, atractivos ligados à natureza tais como: o parapente e asa delta, os passeios a pé pelo litoral, com paisagens indescritíveis, onde a natureza ainda se encontra bem preservada e excelentes campos de golfe.
Detentora de um vasto e rico património cultural, em que se destacam a monumentalidade dos seus imóveis históricos.
A visitar:
- Fortaleza de Peniche
- Igreja de São Pedro
- Igreja de Nossa Senhora da Conceição
- Igreja da Misericórdia de Peniche
- Capela de Nossa Senhora dos Remédios
- Praça-forte de Peniche.
- Muralha de Peniche
- Farol do Cabo Carvoeiro
A gastronomia é influenciada pela predominância de peixe e marisco. Terra onde “ O Povo abraçou o mar…”, sendo a pesca a principal actividade económica, os imensos restaurantes apresentam vasta e rica variedade de peixe fresco, onde se destacam a “Caldeirada de Peniche”e a “Sardinha Assada”, entre muitos outros.
Restaurantes, discotecas e bares, fazem da noite em Peniche um ambiente bastante animado, que se conjuga ocasionalmente com as famosas festas tradicionais na cidade onde aderem muitos visitantes.
O artesanato local é bastante rico, podendo as famosas rendas de bilros ser apreciadas pelas mãos dos próprios artesãos e adquiridas em vários locais pela cidade.
Outros pontos de interesse:
- Berlengas – Constituído por três grupos de ilhéus, viagem de barco a partir de Peniche. Visitar o Forte de S. João Batista.
- Cabo Carvoeiro – A formação geológica revela verdadeiros espectáculos naturais onde se podem observar estruturas únicas e contemplar o mar até as Berlengas.
- Atouguia da Baleia – Várias igrejas e outros locais de interesse histórico que vale a pena visitar.
Situada a 80km de Lisboa, para chegar vindo de Lisboa, segue a auto-estrada A8 ou pela IC1 para Caldas da Rainha. Depois segue pela IP6 até Peniche.